* Késia Souza
Quem disse que o Reinado de Momo só é em fevereiro? Negando o que diz a letra do frevo-canção É de fazer chorar, do compositor Luiz Bandeira, "quem é de fato bom pernambucano não espera um ano para cair na brincadeira". Já é carnaval. Prova disso é o sobe e desce nas ladeiras de Olinda. Na cidade patrimônio histórico da humanidade, os blocos carnavalescos mostram que não é preciso esperar muito para começar a dar os primeiros passos do frevo. Andar pelo Sítio Histórico num domingo à tarde é certeza de que pelo meio do caminho você vai encontrar alguma orquestra arrastando foliões. E não são grupos pequenos que estão promovendo a antecipação do carnaval. Nos três últimos domingos de 2009 quem arrastou uma multidão pela Cidade Alta foram os tradicionais blocos Ceroulas e Flor da Lira. E olha que o período oficial de prévias ainda nem foi aberto.
Uma das principais atrações do carnaval na cidade, o bloco Patusco está conseguindo atrair centenas de pessoas para os ensaios.Desde o último domingo de novembro os 150 batuqueiros do grupo estão realizando os acertos de marcha para o reinado de Momo. No primeiro domingo mais de 500 pessoas foram assistir aos ensaios. Número que só faz crescer. "Ficamos surpresos com o público que tem comparecido aos ensaios. Principalmente porque não houve divulgação. Mas a expectativa pelo carnaval já é tão grande que as pessoas vão repassando umas para as outras", comentou o empresário da banda Patusco, Cássio Wynne. Neste primeiro domingo de 2010 o bloco vai realizar mais um ensaio. A expectativa de Cássio Wynne é de que atraia mais de 2 mil pessoas. E quem quiser dançar ao som do Patusco pode comparecer ao bairro da Umuarama, onde acontecem os ensaios
As prévias
A secretária de Cultura de Olinda, Márcia Souto, adiantou que apesar das prévias ainda não terem sido oficializadas pela prefeitura, o município já está disponibilizando equipes da guarda municipal e de controle urbano para fiscalizar o carnaval antecipado que toma conta das ladeirasaos domingos. Segundo a secretária, essa movimentação na cidade, que já vem acontecendo no Sítio Histórico mesmo antes do Natal, era esperada. "É natural as agremiações começarem a se organizar para o carnaval. E como neste ano a festa acontece mais cedo, acaba estimulando essa antecipação dos blocos. E aí a população e os turistas entram no clima".
Por conta da folia que já toma conta das ladeiras, a Prefeitura de Olinda antecipou o esquema de tráfego e controle urbano para o período pré-carnavalesco. Previsto para ser iniciado no dia 9 de janeiro, já começa a funcionar neste fim de semana na área do Sítio Histórico. Aos sábados e domingos, do dia 3 de janeiro a 10 de fevereiro, serão feitos bloqueios fixos em 11 ruas e os móveis em oito ruas, das 12h às 23h. No controle urbano, um total de 100 fiscais vão atuar na vistoria do comércio ambulante. A venda de bebidas em garrafas de vidro está proibida. Nos pontos de bloqueio fixo de trânsito haverá troca da garrafa por vasilhames de plástico.
FONTE: DIARIO DE PERNAMBUCO
Link: http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/01/03/urbana1_0.asp
======
Para avisos de licitação acesse http://www.licite.com.br/licitacoes/licitacoes-busca.php












