Ceará (CE)

Projeto do Arco Metropolitano Ceará frustra expectativa: terá pista simples

Secretaria de Infraestrutura prepara licitação do empreendimento que será concedido à iniciativa privada. Investimento previsto é de R$ 1,1 bilhão.

Legenda: Trecho da CE-155, em duplicação, que será parte do Arco Metropolitao, a rodovia que ligará a Br-116 ao Porto do Pecém
Foto: Enel / Divulgação

Esta coluna perguntou, na semana passada, por onde anda o Arco Metropolitano, a rodovia que ligará a BR-116, em Pacajus, ao Porto do Pecém, numa extensão de pouco mais de 100 Km.

É uma obra importante do ponto de vista da logística de transporte e da mobilidade urbana, pois afastará do entorno de Fortaleza o tráfego pesado que vai e vem do Porto do Pecém.

Por causa dessa pergunta, a Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado transmitiu à coluna uma mensagem que trouxe uma frustração: essa rodovia, em vez de pista dupla, terá pista simples. Isto reduzirá bastante o custo do projeto, que será transferido, por concessão, à iniciativa privada, que a operará.

Eis a íntegra da mensagem que a Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado:

“A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) informa que o projeto de implantação do Arco Metropolitano de Fortaleza está sob responsabilidade desta pasta e segue os trâmites necessários para o lançamento da licitação. Na última quinta-feira, 3, mais um passo foi dado, com a aprovação, pela Assembleia Legislativa, da lei que autoriza a concessão do empreendimento.

“O Arco tem como principal característica a contratação de uma concessionária para operação privada da nova rodovia. O projeto prevê estrutura apta a receber o transporte de cargas do Complexo do Pecém, proporcionando economia de tempo, redução de custos operacionais, de acidentes e do tráfego de caminhões pesados na zona urbana de Fortaleza, além de ser também um grande indutor para novos polos industriais e centros de distribuição, ao longo do trecho.

“A contratação se dará na modalidade concorrência pública, com pagamento de outorga, e as receitas da Concessionária serão obtidas, principalmente, da cobrança de pedágios. O projeto prevê desapropriação, implantação das obras, exploração da infraestrutura, operação, manutenção e conservação do equipamento, com prazo de 30 anos, sendo 2 anos de implantação e 28 anos de operação. O valor total do contrato será da ordem de R$ 1,1 bilhão, para o período de 30 anos.

“A rodovia Arco Metropolitano de Fortaleza será um novo segmento rodoviário que contará com 108 quilômetros de extensão. O trajeto iniciará na BR-116, entre as cidades de Chorozinho e Pacajus, e fará interligação com a CE-253, CE-060, CE-065, CE-455, BR-020, BR-222, até chegar a CE-155, que dá acesso ao Porto do Pecém.

“O trecho a ser implantado será entre a BR-116 e a BR-222 e contará com pista simples. O restante do percurso seguirá pela já existente CE-155, que está em duplicação.”

Fonte: Diário do Nordeste/Egídio Serpa